A praça principal de Nova Orleans se chama Jackson Square, e no local se concentram muitas interessantes atrações. No local existe uma feira de arte e as construções que cercam as praça
existem de longa data tendo valor histórico. No local, além da catedral,
se concentram dois museus e ponto de carruagens.
A praça que fica no Bairro Francês, é oficialmente um parque histórico por sua importância na história de New Orleans e também por ter sido o local onde em 1803 foi a assinado o
acordo de compra do território da Louisiana pelos Estados Unidos.
 |
Jackson Square |
Na foto acima, em primeiro plano, vemos a Rua Decatur com ponto de carruagens de passeio. Ao fundo depois da praça, vemos ao centro a Igreja de Saint Louis, catedral de New Orleans onde o Papa João Paulo II já rezou missa. Esta igreja foi reconstruida e reformada alguma vezes ao longo dos tempos. No centro da praça existe um escultura esquestre de 1856 do general e presidente dos EUA, Andrew Jackson. Do lado esquerdo da Igreja, vemos o Cabildo, antiga seda de Governo e Prefeitura de New Orleans. Do lado direito um prédio "gemeo", que era um presbitério. Hoje, tanto o Cabildo como o Presbitério são museus. A igreja já teve uma aparência barroca e mais hispânica, assim como o Cabildo e outro edifício até meados do século passado. As torres pontiagudas ou "
gotificadas" da igreja são modificações, assim como os telhados dos prédios laterais.
 |
Feira de artes na Jackson Square |
Uma feira de arte geralmente é encontrada na Jackson Square, de frente à igreja e ruas laterais, ao redor das grades da praça. Esta rua que passa em frente a Catedral é a Chartres Steet.
 |
Placa explicativa em azulejos |
A placa em azulejos ao estilo espanhol, marca que, Nova Orleans foi capital de Província Espanhola da Louisiana entre 1782 e 1803, quando então tinha o nome de Plaza D´Armas.
As cercas de ferro da praça, caminhos por entre jardins e gramados, assim como os bancos tem se mantido originais, seguindo um projeto de 1851 de uma certa Baronesa de Poltalba.
 |
Um dos Pontalba Building |
Os antigos prédios chamados Pontalba Buildings (Edifícios Pontalba) vistos na foto acima, que também cercam a praça em cada um dos lados também foram construidos por esta Baronesa.
 |
Interior da Catedral de New Orleans |
Acima o interior da Catedral de New Orleans, onde o Papa João Paulo II rezou missa. O interior parece oscilar entre o classicismo e barroco.
 |
Igreja de Saint Louis, Catedral de New Orleans |
Acima fotos do interior e exterior. A aparência externa já foi mais autentica. Embora tenha sido reformada e reconstruída muitas vezes, esta mistura esdrúxula de classicismo com torres góticas deve ter vindo da ultima reforma, talvez em 1850.
 |
Antiga aparência da Igreja de Saint Louis |
Aquelas torres pontiagudas me intrigaram e acabei por perguntar e ler mais sobre isto. Coloquei os desenhos antigos representando também a antiga aparência.
A aquisição da Louisiana em 1803 foi assinada no Cabildo e nova bandeira hasteada na praça.
O acordo de compra e venda foi feito no Cabildo, antiga prefeitura de New Orleans, e bandeira dos EUA foi hasteada em cerimônia na mesma Jackson Square, que então se chamava Plaza D´Armas.
A Louisiana havia pertencido à França entre 1699 e 1762. Pertenceu à Espanha entre 1762 até 1800 quando Napoleão restabeleceu a posse. Mas em 1803 vendeu o território aos Estados Unidos. Apenas para constar, naquela época o território era imenso, abrangendo não somente a Louisiana atual. O território continha terras que começavam no norte, atual Estado de Montana e descia até o Sul, atual Estado da Louisiana. E no sentido leste-oeste, grosseiramente falando, era delimitado por terras entre Saint Louis capital do atual Missouri e Denver capital do atual Colorado.
Veja também:
Atrações e o que ver em New Orleans | Mapa turísticoNova Orleans, Louisiana e Cultura Cajun
Comentários
Postar um comentário
Comente, dê sua opinião !