Suíça, Viagem, Regiões e Cultura
Neste post falo sobre a Suíça, onde existem 4 línguas faladas em quatro regiões diferentes, sobre os mitos e esteriótipos daquele pais. Falo sobre o que precisei saber antes fazer minha viagem e sobre o que fiquei sabendo e constatei depois da viagem. Falo também sobre o custo de vida e hospedagem no pais.
Porque conhecer a Suíça e melhor época para visitar
Muitas pessoas que viajam à Europa não colocam a Suíça em seu roteiro pois imaginam que é uma pais caríssimo para visitar e onde somente milionários visitam. Será verdade? Não, não é bem assim, embora o pais não estimule o turismo na base de muita "dureza" :) Eu estive lá e gostei ! Mas é certo que fica bem mais caro que outros destinos na Europa. É preciso estar disposto a gastar um pouco, pois o pais não é "barato" . Mas em troca oferece belas paisagens e qualidade em termos de turismo.
É também verdade que a Suíça é um pais onde estrangeiros endinheirados passam temporadas para praticar esqui na neve ou demais esportes de inverno, e portanto a alta temporada na Suíça, com relação aos Alpes é no inverno. Mas não é preciso ser milionário para visitar a Suíça, seja no Inverno ou outras estações. Alias, para quem não é adepto de esportes de inverno, eu penso que é melhor visitar a Suíça na primavera ou outono. Quanto ao verão, existem alguns festivais na Suíça, e algumas cidades ficam mais lotadas.
Visitei a Suíça em 2015 na primavera
Em minha opinião, a melhor época para visitar países da Europa é a primavera. Abril e Maio e a época das flores, e a Suíça e um pais de belos jardins. Parece que os Suíços tem paixão por jardinagem, pois são inúmeros o livros de jardinagem expostos nas vitrines.Acima uma montagem gráfica com alguns esteriótipos de paisagem Suíça e também produtos do país. |
Mitos, estereótipos e verdades sobre a Suíça
A Suíça é um pais relativamente pequeno fazendo fronteira com França no noroeste, com a Alemanha no seu nordeste, com a Áustria no oeste e com a Itália ao longo de toda a parte sul, que segue também ao longo dos Alpes Suíços e Italianos.
Zurich ou Zurique é a maior cidade do pais e centro financeiro, enquanto Berna é a capital política.
Embora o pais esteja isolado do mar, existem grandes lagos e rios entre os verdes vale, onde muitas cidades floresceram. Alias uma das atrações na Suíça são passeios de barco por lagos e rios. Em Zurique fiz um passeio de barco no lago da cidade, exatamente no dia que cheguei. Embora Zurique seja uma grande cidade para os padrões do pais, e possível andar a pê pelas áreas principais, centrais e centro histórico.
Chocolates e queijos são os produtos famosos do pais em termos de alimentos. O Toblerone é o mais famoso chocolate da Suíça mas existem inúmeras variedades sofisticadas. Toblerone é apenas um estereótipo. Pelo menos para meu gosto, alguns tipos de chocolates ficaram tão sofisticados, que acabamos sentindo saudades das barras de chocolate puras e simples. Apesar da fama dos chocolates Suíços, onde eu comi mais chocolate na Europa foi na Itália. Tudo que é relativo a comida, na Itália é mais farto, mais barato e mais acessível.
Interessante que os Suíços de um modo geral são magros e elegantes, sejam idosos ou não. Difícil ver uma senhora de idade magra. Não se sabe se por motivo de saúde, elegância ou se porque comida lá é meio caro (risos).
Interessante que os Suíços de um modo geral são magros e elegantes, sejam idosos ou não. Difícil ver uma senhora de idade magra. Não se sabe se por motivo de saúde, elegância ou se porque comida lá é meio caro (risos).
Mas o pais é também conhecido pelo sistema bancário, por sua neutralidade, por sua indústria química e farmacêutica, mas principalmente por sua indústria de equipamentos e instrumentos de precisão como relógios e etc. Os relógios Rolex são também estereótipos da Suíça.
Ao passar por lojas e vitrines, principalmente em locais turísticos você vera varias marcas de relógios e canivetes expostos. Me lembro bem disto ao caminhar por uma das ruas principais e mais movimentadas de Interlaken, ao ir para a estação de trem para voltar para Zurique.
Ao passar por lojas e vitrines, principalmente em locais turísticos você vera varias marcas de relógios e canivetes expostos. Me lembro bem disto ao caminhar por uma das ruas principais e mais movimentadas de Interlaken, ao ir para a estação de trem para voltar para Zurique.
O pais também destaca-se pela agricultura e laticínios, e na Europa o pais foi o pioneiro em termos de agricultura orgânica. Na verdade, quando pensamos e Suíça pensamos em grandes vales com campos de pasto onde vacas leiteiras com sininhos formam um bucólico e pitoresco cenário.
Mas dependendo do setor que você visitar, podera ver algum gado e pastagens, mas verá também muitas fabricas e celeiros de fazendas. A Suíça alemã por exemplo não e tão bucólica assim, pelo menos segundo a minha percepção, embora cheia de verdes vales.
Mas dependendo do setor que você visitar, podera ver algum gado e pastagens, mas verá também muitas fabricas e celeiros de fazendas. A Suíça alemã por exemplo não e tão bucólica assim, pelo menos segundo a minha percepção, embora cheia de verdes vales.
Mapa da Suíça | Principais cidades e países vizinhos |
O dinheiro na Suíça não é o Euro e a Suíça não faz parte da União Europeia
O dinheiro Suíço é o Franco Suíço cujo valor de cambio é semelhante ao Euro. Entretanto o custo de vida na Suíça é mais caro que em alguns países na Europa. Ao chegar na estação de trem de Zurique, eu troquei Euros por Francos lá mesmo. E antes de pegar um trem para Paris, também troquei os Francos por Euros lá mesmo. Além disto, se você tiver um money card em Euros, você pode sacar em algum ATM (caixa eletrônico) pagando taxa de retirada e conversão.Quatro línguas são faladas na Suíça
O pais possui 4 idiomas oficiais, sendo o Alemão o mais falado por cerca de 70% da população. A seguir vem o Francês falado por 18%, o Italiano por 11% e um dialeto ramificado do Latim e Italiano, chamado de Retro-Romano, falado por apenas uma pequena minoria da população, talvez cerca de 1%. Veja mais abaixo o mapa das línguas faladas nas regiões da Suíça e principais cidades.
Se você fala inglês, então na se preocupe. Quase todo Suíço fala inglês, e na Suíça alemã onde estive pude constatar isto.
Se você fala inglês, então na se preocupe. Quase todo Suíço fala inglês, e na Suíça alemã onde estive pude constatar isto.
Regiões e Principais Cidades da Suíça
A Suíça pode ser considerada um pais pequeno se comparado com os países com os quais faz fronteira. As quatro línguas faladas na Suíça também vem por influência de suas fronteiras e mesclagem cultural com as nações vizinhas. Entre os países fronteiriços, está a França no noroeste, no nordeste a Alemanha, a Austria no oeste e a Itália cuja fronteira corre ao longo de toda a parte sul da Suíça, ou seja, as divisas seguem ao longo dos Alpes Suíços e Italianos.
Enfim, em função destas influências das fronteiras e línguas faladas a Suíça pode ser culturalmente descrita por regiões.
Entretanto, embora o Suíça tenha diversas influências, o pais tem forte identidade própria e inclusive estereótipos que a fazem conhecida no mundo todo, sobre o que falei anteriormente neste post, mais acima.
Regiões da Suiça e suas atrações
A principais atrações turísticas da Suiça podem ser dividas em cidades da Suiça Alemã, Suiça Francesa, Suiça Italiana e Alpes Suiços, nomes estes devidos às linguas faladas em cada uma destas regiões. Mas na verdade, as regiões político-administrativas são em maior número e diferentes. Esta é uma versão simplificada das regiões por linguas faladas e principais cidades.
Mapa das linguas faladas na Suiça e principais cidades de cada região. |
Suiça Alemã e principais cidades turísticas
Zurique é a maior cidade Suiça com quase 400 mil habitantes, e apesar de ser o centro financeiro possui vida cultural agitada e inúmeras atrações históricas, arquitetônicas e belezas naturais. Berna é a capital política do pais e possui cerca de 130 mil habitantes, possui um belo centro histórico, cortada por um rio dentro de desfiladeiro e ligada por altas pontes. Pode ser visitada a partir de Zurique, pois fica próxima. Basta dizer que foi fundada no século 12, em 1191. O físico Einstein lá morou no início do século 20 e sua casa é atualmente um museu, que por sinal eu visitei quando estive lá. Lucerna é uma cidade de porte médio, mas que mantem um ar pitoresco e interessantes atrações históricas, fica distante 1 hora de Zurich e não pode deixar de ser visitada.
Imagens da Suiça Alemã | Zurique, Lucerna, e Interlaken visto do topo de um alto mirante e de um jardim da cidade. |
Suiça Francesa
Genebra é um dos principais destaques da Suíça Francesa juntamente com Lausane. Genebra tem quase 190 mil habitantes e é uma das cidades mais conhecidas e importantes no mundo por sediar muitas organizações internacionais e possuir vida cultural. É uma cidade um tanto cosmopolita. Lausane com 117 mil habitantes é também uma estação de veraneio europeu ao redor de um lago. Montrex é pequena com cerca de 23 mil habitantes tendo adquirido fama por causa do Festival de Montreaux, que ocorre em julho, no verão europeu.
Suiça Italiana
Tem como destaques Lugano com cerca de 50 mil habitantes e Locarno bem menor, com cerca de 15 mil habitantes. Locarno fica à beira do lago Maggiore, e portanto com menos altitude que Lugano.
Alpes Suiços
Interlaken, na região alemã, é uma cidade pequena mas com muitos hotéis e lojas de grife, assim como excelente infra-estrutura turística. É um ponto alto para quem quer ir ainda mais alto. É ideal para quem não quer ir até grandes altitudes e que apenas ver um local pitoresco, com lindas paisagens de montanhas, lagos e belos jardins. No local existe um mirante à grande altitude com acesso por um funicular. Encontram-se no local também algumas atrações esportivas, como caminhadas e voo de parapente.
Gimmelwald é para quem gosta de frio e ou neve, pois fica à cerca de 1400 metros de altura nos Alpes. Após pegar trem em Intelaken e depois um ônibus passando por outros locais, finalmente pode-se chegar à Gimmewald, isto é, somente por meio de um teleférico. O povoado tem cerca de 130 habitantes. Outros destaques são Zermatt que fica à 1600 metros de altitude também na região alemã e Gryon, uma vila a 1.100 metros de altitude, também nos Alpes.
Acima, uma foto tirada em Intelaken, na Primavera, início de Maio. Observe como a vegetação e os campos estão verdes e floridos. Ao fundos montes e picos dos Alpes Suíços com neve próxima ao cume. Muitas montanhas da Suíça, por serem muito altas, conservam neve o ano inteiro.
Eu visitei a Suíça Alemã, tendo por cidade de hospedagem Zurich e posso dizer que realmente, entre as cidades que visitei, Zurique é a cidade mais cara da Europa. E Paris se comparada com Zurich, fica até barata. No sou apenas eu que constatei isto, inclusive em sites de estatísticas de custos de viagem, podemos constatar isto também. Mas seja como for, vale a pena visitar a Suíça.
Enfim, é uma opção de cada um, não gastar nem um pouco do seu dinheiro, mantendo-o no bolso ou no banco, ou investir em cultura, boas memórias e experiência de vida. Viajar é um aprendizado, não é apenas gasto, é também um investimento.
Preços de hotéis: Tomando por base Zurique ou Zurich, quanto ao preço de hotéis, seja em que temporada for, não são baratos e os preços superam os preços dos hotéis em Londres. Zurique é uma das cidades mais caras do mundo. Em alguns índices, é considerada a mais cara, e na prática também podemos perceber isto.
Hotéis e alimentação são caros na Suíça?
A Suíça tem fama de ser um pais cuja estadia e gastos diários são caros para os turistas. E Zurique é considerada a cidade mais cara do mundo.Eu visitei a Suíça Alemã, tendo por cidade de hospedagem Zurich e posso dizer que realmente, entre as cidades que visitei, Zurique é a cidade mais cara da Europa. E Paris se comparada com Zurich, fica até barata. No sou apenas eu que constatei isto, inclusive em sites de estatísticas de custos de viagem, podemos constatar isto também. Mas seja como for, vale a pena visitar a Suíça.
Enfim, é uma opção de cada um, não gastar nem um pouco do seu dinheiro, mantendo-o no bolso ou no banco, ou investir em cultura, boas memórias e experiência de vida. Viajar é um aprendizado, não é apenas gasto, é também um investimento.
Preços de hotéis: Tomando por base Zurique ou Zurich, quanto ao preço de hotéis, seja em que temporada for, não são baratos e os preços superam os preços dos hotéis em Londres. Zurique é uma das cidades mais caras do mundo. Em alguns índices, é considerada a mais cara, e na prática também podemos perceber isto.
Pesquisando preços de hotéis em sites de reserva, e depois reservando, na prática notei que, pelo menos em Zurich existe uma vantagem sobre Londres e Nova Yorque que estão entre as 3 mais caras do mundo.
Na Suíça um hotel mais em conta para os padrões de lá, é bem descente. Não permitem que "porcarias" sejam chamadas de acomodações, pousadas ou hotéis.
Tomando por base Zurique (na Suíça Alemã que visitei) e considerada a cidade mais cara do mundo, os hotéis mais acessíveis para os padrões de lá tem um nível mínimo de conforto e funcionalidade.
Resumindo, na Suíça até o barato é caro, mas pelo menos é apresentável e funcional. Parece que o bureau de Zurique que regula hotéis e mais exigente que outras cidades da Europa.
Enfim, como eu disse no início, a Suíça não estimula turismo predatório e nem na base de "muita dureza". É preciso ter um nível mínimo de profissionalismo para oferecer acomodação na Suíça, tomando por base Zurique. Não existe a leniência ou flexibilidade que existe em algumas cidades muito visitadas como Londres, Paris e Nova York que possuem hotéis e acomodações excelentes, mas permitem também algumas acomodações que não condizem com alguns padrões de hospedagens.
Preços de alimentos e refeições: Em Maio de 2015, ao chegar na estação de trem, pedi dois copos de café em um bar ordinário, no balcão. Levei um susto, pois ficaram em 4 Francos Suíços cada um, um pouco mais de 4 Euros. Na Itália se tomava o mesmo copo de café por valor entre 1 e 2 Euros.
Se bem me lembro, 1 big Mac mais um água mineral custava cerca de 10 Francos Suíços, na época equivalente a 40 Reais.
Entretanto, o preço de água mineral e alguns tipos de comestíveis em supermercados não eram tão caros, alguns até empatavam com os preços da Itália.
Em Zurich por exemplo, se você tem um passe Eurail Pass, você pode fazer um belo tour pelo lago de Zurich, pois está incluído no passe. As cidades circundantes da Suíça Alemã, como Lucerna, Bern e Interlaken proporcionam belas vistas ao andar pelas mesmas, não só em termos de cenários naturais como lagos e rios, mas também em termos de monumentos históricos e arquitetônicos. São inúmeras as atrações que requerem apenas caminhadas e o prazer de contemplar arquiteturas interessantes de centro histórico e etc.
Certamente alguma coisa você vai gastar, como para visitar a Casa Museu de Stein em Berna ou para subir até um alto mirante em Interlaken, subida esta através de um pitoresco e super inclinado caminho de funicular.
Veja também
Na Suíça um hotel mais em conta para os padrões de lá, é bem descente. Não permitem que "porcarias" sejam chamadas de acomodações, pousadas ou hotéis.
Tomando por base Zurique (na Suíça Alemã que visitei) e considerada a cidade mais cara do mundo, os hotéis mais acessíveis para os padrões de lá tem um nível mínimo de conforto e funcionalidade.
Resumindo, na Suíça até o barato é caro, mas pelo menos é apresentável e funcional. Parece que o bureau de Zurique que regula hotéis e mais exigente que outras cidades da Europa.
Enfim, como eu disse no início, a Suíça não estimula turismo predatório e nem na base de "muita dureza". É preciso ter um nível mínimo de profissionalismo para oferecer acomodação na Suíça, tomando por base Zurique. Não existe a leniência ou flexibilidade que existe em algumas cidades muito visitadas como Londres, Paris e Nova York que possuem hotéis e acomodações excelentes, mas permitem também algumas acomodações que não condizem com alguns padrões de hospedagens.
Preços de alimentos e refeições: Em Maio de 2015, ao chegar na estação de trem, pedi dois copos de café em um bar ordinário, no balcão. Levei um susto, pois ficaram em 4 Francos Suíços cada um, um pouco mais de 4 Euros. Na Itália se tomava o mesmo copo de café por valor entre 1 e 2 Euros.
Se bem me lembro, 1 big Mac mais um água mineral custava cerca de 10 Francos Suíços, na época equivalente a 40 Reais.
Entretanto, o preço de água mineral e alguns tipos de comestíveis em supermercados não eram tão caros, alguns até empatavam com os preços da Itália.
Passeios com pouco custo ou sem custo contrabalançam os gastos diários
Se por um lado, gastos com hotéis e alimentação em bares, lanchonetes e restaurantes são caros para quem tem como moeda nativa o Real, por outro lado a Suíça é um pais de belos jardins onde as principais atrações são as ruas da cidade, suas pontes, suas praças e sua arquitetura.Em Zurich por exemplo, se você tem um passe Eurail Pass, você pode fazer um belo tour pelo lago de Zurich, pois está incluído no passe. As cidades circundantes da Suíça Alemã, como Lucerna, Bern e Interlaken proporcionam belas vistas ao andar pelas mesmas, não só em termos de cenários naturais como lagos e rios, mas também em termos de monumentos históricos e arquitetônicos. São inúmeras as atrações que requerem apenas caminhadas e o prazer de contemplar arquiteturas interessantes de centro histórico e etc.
Certamente alguma coisa você vai gastar, como para visitar a Casa Museu de Stein em Berna ou para subir até um alto mirante em Interlaken, subida esta através de um pitoresco e super inclinado caminho de funicular.
Veja também
Comentários
Postar um comentário
Comente, dê sua opinião !